PROCON DE SALTO VELOSO ALERTA SOBRE BLACK FRIDAY 2022: CONFIRA AS DICAS PARA EVITAR GOLPES E FRAUDES

Sua segurança digital também é importante: proteja-se!

Desde cedo somos ensinados a tomar certos cuidados que são essenciais para a nossa segurança, como conferir se a porta da casa está trancada e olhar para os dois lados da rua antes de atravessar. Sabemos que segurança é um assunto que deve sempre ser levado a sério em seu dia a dia, seja no ambiente físico, seja no digital.

Por isso, aqui você encontra tudo o que precisa saber para se manter seguro e se proteger de golpes.

Ref.: BLACK FRIDAY 2022: CONFIRA AS DICAS PARA EVITAR GOLPES E FRAUDES

Prezados (as) consumidores

O PROCON Municipal de Salto Veloso segue promovendo ações para alertar os consumidores sobre como se prevenir e não cair em golpes e fraudes bancárias.

A Black Friday é atualmente a mais importante data do e-commerce brasileiro e, por isso, pede um cuidado extra, motivo pelo qual o Itaú Unibanco elaborou dicas para essa data:

Para compras online:

1. Proteja-se na hora do pagamento: priorize os meios de pagamento digitais para as compras online – como o cartão virtual temporário, que expira em 48 horas, e as carteiras digitais. O número do cartão virtual pode ser obtido diretamente no app do Itaú.
  2. Recomenda-se desabilitar temporariamente o uso de seu cartão de crédito físico em compras online (utilizando apenas o cartão virtual). Senão souber desabilitar solicite ajuda do seu banco.
  3. Caso o pagamento seja via boleto ou transferências como TED ou PIX, importante conferir se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada. Para boletos, é importante também checar informações como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e valor da compra.
  4. Atente-se aos links: desconfie de mensagens de remetentes desconhecidos e nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp.

Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço que aparece no site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.

Para compras presenciais:

1. Prefira pagar por aproximação ou usar as carteiras digitais. Assim, você não entrega seu cartão na mão de ninguém e evita que ele seja trocado sem você perceber.
  2. Cheque se o valor está correto antes de digitar a senha de seu cartão. Além disso, nunca coloque a senha em máquinas “com defeito” ou que não mostrem o valor.
  3. Passe você mesmo o cartão nas maquininhas e sempre confira o seu nome no cartão após utilizá-lo.

Vale ressaltar que além dessas ações, sempre deve estará atento a segurança para evitar prejuízos e dores de cabeça.