Aspectos Econômicos

O segundo setor da economia em Salto Veloso é composto por uma grande indústria de alimentos, a JBS. Possui também indústrias metalurgicas que produzem principalmente equipamentos para a suinocultura. A indústria madeireira também se destaca enquanto fonte geradora de emprego e renda. Indústria de vinhos, artefatos de cimento entre outras, também contribuem para o movimento econômico de Salto Veloso.

Embora Salto Veloso seja uma cidade pequena, pode-se dizer que o comércio e a prestação de serviços é amplo e diversificado. Lojas de roupas e calçados, material de construção, móveis e eletrodomésticos, papelarias, artigos de couro, supermercados, bares e restaurantes, farmácias, padarias, postos de combustível, oficinas mecânicas, empreiteiras, elétricas, salões de beleza, lotérica, bancos e outros estabelecimentos compõem o terceiro setor da economia.

No setor primário, ou seja, no meio rural velosense, a principal atividade econômica é a suinocultura com rebanho efetivo de 60 mil cabeças. O gado leiteiro é a segunda maior fonte de renda, presente em praticamente 40% das propriedades. Outras atividades como o confinamento de gado de corte, o reflorestamento, a produção de grãos, principalmente o milho, também contribuem significativamente para a geração de renda das famílias rurais velosenses.