Professores e gestores de Salto Veloso participam de formação pedagógica regional da Editora Opet em Curitiba

Trabalho envolveu professores e gestores de Salto Veloso, Macieira e Arroio Trinta

Um grupo de 24 professores e gestores da rede municipal de ensino de Salto Veloso participou nos dias 23 e 24 de setembro (domingo e segunda-feira), na cidade de Curitiba, da Formação Pedagógica Regional do segundo semestre de 2018. O trabalho foi realizado pela Editora Opet, parceira da educação municipal por meio do selo educacional Sefe, e também envolveu os professores e os gestores dos municípios de Macieira e Arroio Trinta, vizinhos de Salto Veloso. Ao todo, 65 pessoas, entre professores e gestores dos três municípios, participaram. Curitiba é a cidade sede da Editora Opet.

No domingo (23), os participantes fizeram um tour cultural pela capital paranaense, onde puderam conhecer alguns de seus principais pontos turísticos, como o calçadão da Rua XV de Novembro, a Ópera de Arame, o Parque Tanguá e a Feira do Largo da Ordem. Eles ficaram hospedados na Estância Bethânia, onde, na segunda-feira (24) ao longo de todo o dia, aconteceu a formação pedagógica. O trabalho envolveu os componentes curriculares da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental, passando pelas áreas específicas de Arte, Educação Física e Língua Inglesa.

Educação de qualidade – A secretária de Educação de Salto Veloso, professora Ariane Spanholi Vigolo, destacou a importância da formação em Curitiba. “Nós estamos muito felizes por estar aqui. Era uma reivindicação dos nossos professores vir a Curitiba e conhecer a Editora Opet, que é sede do Sefe. E, agora, tivemos essa oportunidade.”

A secretária destacou, também, a importância da jornada de conhecimento pela cidade que foi parte da formação. “Esse tour foi muito importante, ele tem caráter cultural: é uma viagem, além de cultural, pedagógica, de ensino, mesmo. Os professores estabeleceram uma relação entre várias das coisas que eles viram na cidade com elementos que estão no material.”

Há vários anos, a professora Madalena De Bortoli participa das formações regionais. Ela gostou da formação na capital paranaense. “Vale muito por toda a experiência, pelo que vemos aqui.” Ela também destaca o valor da troca de informações com professores das redes municipais de Arroio Trinta e Macieira. “As formações regionais envolvem os três municípios. Cada um tem suas peculiaridades, apesar da proximidade. No final, um município aprende com o outro.”

Alexandre Gatelli é professor de Educação Física na Educação Infantil há 12 anos. Para ele, a formação desempenha um papel relevante para o olhar e a prática docentes. “Essa informação é bem importante porque, além de trazer coisas novas, que não havíamos visto, também resgata brincadeiras e práticas antigas, que haviam caído no esquecimento. Nas dinâmicas e nas conversas com os colegas professores, todos aprendem, inclusive os formadores.”

O supervisor pedagógico regional da Editora Opet para os municípios de Salto Veloso, Macieira e Arroio Trinta, Nelson Bittencourt, expressou a alegria da Editora Opet em receber os professores na capital paranaense. “Ficamos muito felizes em oferecer essa formação pedagógica regional, que também teve um caráter cultural extra por ter sido realizada em Curitiba. Ela, com certeza, trará bons resultados à educação municipal, ao trabalho dos professores, à gestão e ao aprendizado. Estamos muito satisfeitos com as parcerias com  Arroio Trinta, Macieira e Salto Veloso e vamos avançar cada vez mais.”