Eleições para escolha de Conselheiros de Cultura em Salto Veloso

O Departamento de Cultura publicou o edital 004/2018 de Eleição dos Conselheiros Titulares e Suplentes Representantes da Sociedade Civil para a Composição Do Conselho Municipal De Políticas Culturais de Salto Veloso – Gestão 2018/2020.

A lei de criação do Conselho de Cultura de 2009 foi alterada e aprovada pela Câmara Municipal no dia 02 de junho. As principais mudanças foram: o aumento do número de conselheiros, sendo que são 6 titulares e 4 suplentes do poder público e 6 titulares e 6 suplentes da sociedade civil e a readequação das Câmaras técnicas:  Câmara de arquitetura, urbanismo, arquivos, museu, patrimônio imaterial,  patrimônio material; Câmara de artes visuais, arte digital, design, artesanato, moda, cinema, fotografia, vídeo, livro, leitura e literatura; Câmara de música, dança, circo, teatro e expressões culturais: indígenas, afro-brasileiras, caboclas, gaúchas e italianas, entre outras. Também foi alterado o nome do Conselho Municipal de Cultura que passa a ser denominado Conselho Municipal de Políticas Culturais.

. Qualquer cidadão velosense maior de 18 anos poderá se candidatar, para tanto deverá comparecer na Casa da Cultura Abel Abati para preencher sua ficha de inscrição, na qual demonstrará seu interesse pelas Câmaras Técnicas. As associações culturais do município poderão se organizar inscrevendo e votando em candidatos que representem seus interesses. Também podem se candidatar alunos das oficinas, pais de alunos, artistas, agentes culturais, artesãos e quem mais tiver interesse pela cultura do município. Para votar basta ser maior de idade e residir em SV, as eleições estão marcadas para o dia 10 de agosto e o período de inscrição dos candidatos é do dia 09 de julho até 7 de agosto. Mais informações no edital exposto na Casa da Cultura Abel Abati ou no edital em anexo.

Aproveitando a oportunidade de mudança de lei e lançamento do edital de Eleições o Departamento de Cultura está apresentando a identidade visual do Conselho Municipal de Política Cultural que foi desenvolvido pela estagiária de Design Samara de Pieri, que explica o processo de criação: “a marca objetiva unir a sociedade em prol do desenvolvimento da cultura do município, em vista disso, foi construído um quebra-cabeça com a sigla “CMPC” (Conselho Municipal de Políticas Culturais), onde elas se encaixam e formam um elemento só. Suas cores compostas exprimem a diversidade e a representatividade, visto que a cidade de Salto Veloso possui uma grande variedade cultural e através do Conselho, possa representar todos os indivíduos, independentemente da cor, gênero ou idade.”