Dia da Saúde em Salto Veloso

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial, é que a Organização Mundial da Saúde propôs uma data para repensar a saúde de forma integral. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, desde 1950.

A partir da década de 80, após a criação do SUS, ocorreu a legitimização  da medicina complementar alternativa. Essas são abordagens que visam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde. Em 2006, o Ministério da Saúde aprovou as políticas públicas das práticas integrativas no SUS, sendo até então 19 práticas. Este ano, foram aprovadas mais 10, totalizando 29 recursos terapêuticos voltados para cura e prevenção das doenças.

Em Salto Veloso, tradicionalmente, em abril  são planejadas Semana da Saúde

Com este mesmo objetivo, manter o bom estado de saúde da população.

Este ano, como programação, aconteceu dia 12/04/18, a abertura do grupo de “Educação alimentar”, coordenado pela nutricionista Marina Werner. Grupo este que deverá acontecer encontros quinzenais até mês de junho, seguindo de encontros mensais até o final do ano.

No dia 14/04/18, aconteceu a tarde da saúde, com palestra sobre: “ Felicidade, onde posso acessar?” com Erna Hlotz Zuffo de Treze Tilias. Seguindo de demonstrações de 12 Práticas Integrativas e complementares, práticas estas, propostas pelo SUS – Sistema único de Saúde,  sendo elas: Reik, Barras de Acess, Massagem, Quiropraxia, Auriculoterapia, Fitoterapia, Imposição de mãos, Radiestesia, Podologia, Reflexologia, Bandagem, Yoga e Benzimenteo. Para realização destas práticas, foram convidados as 08 terapeutas que trabalham na secretaria Municipal da Saúde, bem como os que trabalham no setor privado.  As práticas integrativas e complementares foram realizadas por 25 terapeutas presentes na tarde de sábado o, dia 14/04.  89 pessoas foram atendidas nas diferentes práticas oferecidas à população. Ainda tivemos a valiosa participação de Pastoral da Saúde que contribuiu brilhantemente com as ervas, chás, imposição das mãos e radiestesia. Essas alternativas expressam o desejo de mostrar que é possível implementar outras práticas de  saúde. Este é um processo, diz Solange De Bortoli Beal, Secretária de Saúde, capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e fazer saúde. Ana Rosa Zanela se fez presente no evento, estimulando a participação da população para essas práticas, uma vez que contribuem para o bem estar físico e emocional.

Dando continuidade a tarde da SAÚDE, aconteceu o tradicional passeio ciclístico, mais de 100 ciclistas da cidade participaram. Este evento contou a costumeira parceira da diretoria de esporte do município, através do Anderson Leobet e sua equipe. Na oportunidade, como forma de incentivo, foi sorteada uma bicicleta entre os participantes. O ganhador do prêmio foi: Pietro  Sartorel, estudante que participou do passeio acompanhado da mãe, pai, irmã e do Avô.  Agradecemos a participação de todos, bem como empenho de todas as equipes da secretaria da saúde e esporte para que esse evento fosse possível. Dando continuidade às ações programadas, teremos, no dia 20/04, às 19:00 horas, o Curso de: Aromaterapia para Casais Grávidos. Ainda, dia 26/04/18, às 19:00 horas, na sala do Clube do Idoso, acontece o segundo encontro de Educação alimentar.