AIDS – Secretaria de Saúde Trabalha Prevenção Junto com Alunos do Ensino Médio
A AIDS é um problema de saúde pública. A doença tem crecido de forma desigual entre as regiões e tem crescido entre as gerações mais jovens.
O HIV é o vírus que destrói o sistema imunológico ( sistema de defesa do organismo), transmitido, principalmente, por meio de relações sexuais desprotegidas.
Sem tratamento, o HIV pode levar à AIDS, doença que pode provocar infecções graves e até levar à morte.
A secretaria Municipal da Saúde trabalhou no dia 04/12 a prevenção e conscientização sobre cuidados e compromissos de cada um, o trabalho envolveu todos os alunos do ensino médio da Escola de Educação básica Estadual Cecília Vivan. O trabalho reforçou que a AIDS não é somente problema do outro, que não acontece só com o outro. A AIDS chegou na nossa região e município, e que precisamos tratar os doentes com solidariedade , enaltecendo a prevenção .
Na oportunidade também , os alunos foram informados sobre a disponibilidade dos testes rápidos existentes na Unidade de saúde. Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.
* 40 mil É o número de novos casos de Aids detectados anualmente no Brasil, segundo dados do boletim epidemiológico, do Ministério da Saúde.
- No Brasil, 14 pessoas por dia ,entre 11 e 24 anos se contaminam com o vírus HIV ( por isso a importância de trabalhar com os adolescentes e jovens)
- 30 pessoas morrem por dia de AIDS (no Brasil)
- 600 mil pessoas são portadoras do vírus , e muitas nem sabem que são
- Ainda no Brasil, mais de 40 milhões de pessoas estão infectadas.
Não queremos com esses dados criar uma situação de pânico, e sim, de sensibilização do cuidado, da fidelidade de nossas atitudes, de consciência e de prevenção.
O melhor remédio para AIDS é a fidelidade.
E o melhor caminho é a PREVENÇÃO.
A vida é mais forte que a AIDS , e juntos poderemos prevenir.