Programação do PSE – Programa Saúde na Escola está definida

Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Buscando esse propósito é que diversos segmentos como: educação, saúde, CRAS e conselho tutelar do município de Salto Veloso elaboraram uma extensa agenda de atividades , com o propósito inicial de cumprir o objetivo do atual programa, o qual contempla 12 ações, sendo elas:

1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

2. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável;

3. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;

4. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

5. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;

6. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;

7. Prevenção das violências e dos acidentes;

8. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

9. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

10.Verificação da situação vacinal;

11.Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

12.Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Para a execução .

Diversos profissionais estão envolvidos neste planejamento intersetorial, o qual aponta o conjunto de ações a serem realizadas com todos os alunos da rede de ensino municipal, abrangendo desde a creche até o último ano do ensino fundamental. Diversos indicadores devem ser avaliados como evasão escolar, violência (dentro e fora da escola), motivos de baixa frequência , doenças prevalentes , entre outros. O objetivo é que estas ações possam produzir resultados favoráveis à saúde dos alunos, permanecendo o aprendizado e a mudança de comportamento.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

PARCERIAS:  SECRETARIAS  MUNCIPAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, CRAS, CONSELHO TUTELAR.

ASSUNTO

03 A 14/04/2017

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – pesquisa dos locais de possíveis foco junto aos escolares. Confecção de cartazes e tarefas de observação de território. Apresentação dos trabalhos em mural público

10 A 31/05/2017

Pesquisa junto aos escolares de 5 ao 9 ano do CEMEI sobre consumo do tabaco nas famílias.

Apresentação do resultado da pesquisa , reforçando os malefícios do cigarro

08/08/17 2 encontros. 1 matutino e 1 vespertino

DAR UMA VOLTA SOBRE O CORPO PARA CONHECER E ENTENDER MUDANÇAS FISIOLÓGICAS E PSICOLÓGICAS

22/08/2017

AJUDANDO A COMPREENDER NOSSOS FILHOS

24/08/17 – 10:30H

29//08/17 13:30

HIGIENE DO CORPO E DA MENTE – PORQUE É IMPORTANTE CUIDAR

03 a 12/2017

03 a 12/2018

Promoção e prevenção da saúde bucal: escovação dental supervisionada  e aplicação tópica de flúor semanal;  realização de palestras e vídeos educativos

Janeiro a julho 2017

novembro/29017

janeiro a junho/2018

16 abril 2017 – Di mundial da voz.

26 de abril – Dia Internacional de conscientização sobreo Ruído.

Promoção da Saúde Auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração. Triagens de Linguagem oral.

-Ação com entrega de brindes aos professores. (já realizada).

– Dicas de Como Falar Bem.

-Promoção da Saúde Auditiva e identificação (triagens) de educandos com possíveis sinais de alteração de linguagem oral ou audição. Alunos indicados pelos professores da rede municipal.

– Oficina de Voz

-Palestra – Funcionamento da audição, ruído no ambiente de trabalho, nas escolas, cidades, uso de fones de ouvido,

03 a 11/2018

Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com sinais de

Alteração

03 a 11/2017 e 2018

Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável

09/2018

Promoção da Cultura da Paz, Cidadania e direitos Humanos

03 a 11/2017 e 2018

Promoção das práticas corporais, da atividade física e do laser nas escolas

10/2017 e 10/2018

Direito Sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS

07 a 11/2018

Identificação de educandos com possíveis sinais  de agravos de doenças em eliminação e Verificação da situação Vacinal

29/11/2017

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE. MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS

Março e abril de 2018

VIOLÊNCIAS: FORMAS DE VIOLÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOSSOCIAIS NA VIDA DA CRIANÇA/ADOLESCENTE.

Agosto e setembro/ 2018

PREVENÇÃO AO USO DE  ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS