PROCON SALTO VELOSO ORIENTA SOBRE A BLACK FRIDAY
Órgão de defesa recomenda que consumidor que pretende aproveitar a data tome alguns cuidados; é importante avaliar se a compra não irá comprometer o orçamento
A Black Friday 2022, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, começa dia 25 de novembro no Brasil. O PROCON traz algumas recomendações para que o consumidor tenha alguns cuidados ao aproveitar as promoções.
Os principais motivos de atraso ou não entrega do produto são: pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.
Antes de comprar
É fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.
Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.
Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação –observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes.
Também é recomendável consultar a lista “Evite esses Sites” disponibilizada no site do Procon-SP.
O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.
Pagamento
Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.
Prazo de arrependimento
É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
Problemas com a compra
O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o PROCON em dia de atendimento com seus documentos e documentos da compra, https://www.saltoveloso.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/135682
PROCON-Salto Veloso