SALTOVELOSO; 121 ANOS DE HISTÓRIA, 60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA.

A história de Salto Veloso começa por volta de 1900 quando Antônio José Veloso teria se estabelecido próximo as cachoeiras do atual Rio Veloso. A colonização inicia a partir dos anos 20 quando começa a migração para a então localidade conhecida como Salto do Veloso. Inicia-se assim uma jornada de muito trabalho e conquistas gradativas até o ano de 1961 quando a localidade se torna município; Salto Veloso. Ou seja, a 60 anos iniciava um novo capítulo da história velosense, a estruturação do novo município, do primeiro prefeito Darci Pedro Cantú ao atual, prefeito Nereu Borga, uma luta de muitos velosenses “semeando muito trabalho e colhendo desenvolvimento”. As comemorações alusivas ao 60º aniversário do município iniciaram na sexta-feira (03) com o acendimento das luzes de natal na Praça da Igreja Matriz Santa Juliana, evento que contou com grande público, com presença marcante das famílias. Nos dias 13 e 14 aconteceu a inédita entrega dos presentes em todas as residências do município, uma sacola com diversos produtos alimentícios, majoritariamente produzidos em Salto Veloso. Na terça-feira (14) a noite os velosenses curtiram o grandioso show de Simão Wolf pelas ruas da cidade e depois em palco fixo em frente ao centro de eventos, onde nem a chuva apagou a empolgação da banda e do público presente, uma linda festa elogiada por todos. Ontem (15) dia do aniversário do município, pela manhã aconteceu uma missa na igreja matriz e a tarde uma grande festa na nova praça em frente à prefeitura. Muitas famílias, muitas crianças que se divertiram nos brinquedos infláveis, muita cultura musical no palco com artistas locais, chegada do Papai Noel, passeio de trenzinho, pipocada, muita alegria e diversão. Também, uma linda homenagem foi realizada no palco da praça aos grandes “Mestres do Saber” do município; Senhora Luiza Lazzari Borga e os Senhores Quinto Patel, Vicente Zamboni, Armando Zenaro, Jair Pasin, José Carlos Correa e o Senhor Leopardo Boeira “in memoriam” que foi representado por seu filho Adelar Boeira. Na oportunidade, também foram homenageados com a “Comenda Antônio Veloso” a jornalista Alzira Scapin e o ex prefeito Leonir Cesca, que durante sua gestão (1993-1996) implementaram a pesquisa e construção do livro “ O que somos De onde viemos “ que conta a história de Salto Veloso, uma importante e única referência. Em seu pronunciamento o Prefeito Nereu Borga enalteceu todos os homenageados, agradeceu e elogiou o vice-prefeito Pedrinho Ansilieiro pela ótima parceria, agradeceu também a presidente da Câmara de Vereadores Camila Donadel e todos os vereadores pelo importante trabalho de fiscalização que vem sendo realizado, seus secretários e diretores pelo bom trabalho desenvolvido, falou das obras e avanços desse primeiro ano de mandato, como a aquisição do moinho com recursos próprios, e das ótimas perspectivas futuras para o município de Salto Veloso. Sem dúvidas temos muito que comemorar, não apenas o 60º aniversário, mas sobretudo, a graça de viver nesse lindo e abençoado município.