MOINHO VELOSENSE; PERSPECTIVAS FUTURAS.

Aconteceu na terça-feira (07) no Centro de Eventos Antônio Ferronato um encontro com a participação dos arquitetos da Brasil Arquitetura, Marcelo Carvalho Ferraz e Francisco Fanucci, e também do restaurador de Moinhos, Ruimar Sfóglia e do Coordenador do Museu do Pão e Caminho dos Moinhos, Ismael Rosset. A iniciativa de promover uma conversa sobre o moinho foi do Departamento de Cultura da Prefeitura de Salto Veloso. O moinho velosense foi tombado esse ano e adquirido pelo município. Segundo a diretora de cultura Célia Debortoli; a aquisição do moinho foi uma etapa fundamental para elaborar um projeto de restauração e requalificação que garantirá o acesso a esse patrimônio histórico material. A restauração do Moinho Velosense articula três dimensões da cultura presentes no Plano Nacional de Cultura: a Dimensão Simbólica ao preservar as memórias, a Dimensão Cidadã ao promover o acesso e a Dimensão Econômica que foi a vocação inicial do imóvel, o qual pode futuramente se tornar um empreendimento de suma importância local e regional, contribuindo para a promoção do turismo. O objetivo principal do encontro foi discutir as possibilidades de implementação e possível reativação mesmo que parcial do moinho, agregando seu histórico significado para o contexto cultural atual da comunidade. A conversa foi muito proveitosa e contou com a presença do Prefeito Nereu Borga, do vice-prefeito Pedrinho Ansilieiro, vereadores, secretários, diretores municipais e representantes da comunidade.