IX MÊS DA CULTURA

A 9ª edição do Mês da Cultura 2018 teve início no dia 01 de setembro com a “Tarde Dançante Regional dos Idosos” promovida pelo Clube da Terceira Idade Amigos para Sempre. No dia seguinte (02) aconteceu a festa de abertura do evento cuja atração principal foi o Tributo a Legião Urbana, com apresentação da banda Legião Urbana Cover SC da cidade de Blumenau/SC, a qual representou muito bem uma das maiores bandas de pop rock da história da música brasileira, uma promoção da APAE em parceria com o Departamento de Cultura. Na sexta-feira (07) dia da independência do Brasil aconteceu a tradicional homenagem cívica em frente ao centro de eventos Antônio Ferronato onde foram realizadas belas apresentações pelas escolas do município. No sábado (08) a Associação Veneta promoveu o XIII polentaço, tradicional jantar dançante com apresentações culturais. Nos dias 11 e 12, terça e quarta-feira aconteceram as noites de apresentações das oficinas de música do Departamento Municipal de Cultura, onde o ótimo trabalho desenvolvido pelos professores pode ser apreciado pelo bom público presente no centro de eventos. Apresentações de violão, teclado e bateria. Na quinta-feira (13) teve início a programação da Semana Farroupilha promovida pelo CTG Porteira Velosense com uma noite cultural regada a danças tradicionalistas, apresentações musicais, declamações e trovas. Nos dias seguintes houve cavalgadas com acampamento na cidade, almoço e missa no monumento Divino Pai Eterno. No dia 20 aconteceu o encerramento com o tradicional jantar na sede do CTG no parque municipal. Na sexta-feira (21) aconteceu no centro de eventos a “ Noite do Teatro Infantil ”, no dia 24 a “Noite dos Corais”, no dia 25 apresentações da Fanfarra e Banda municipal e também da equipe de Taekwondo do Departamento de Esportes. Nos dias 26 e 27 as “Noites da Dança” com apresentações dos alunos do Departamento de Cultura, APAE e Grupo Salt D’Itália.  Na sexta-feira (28) com grande público presente no centro de eventos, a “Noite do Teatro” foi o evento que marcou o encerramento do IX Mês da Cultura em Salto Veloso, com apresentação de três peças. Durante todo o mês de setembro houve uma exposição dos trabalhos das oficinas de desenho do departamento de cultura e oficinas de pintura e artesanato do CRAS, APAE e Clube do Idoso. Foi um mês de grande envergadura cultural em Salto Veloso, com uma programação ampla e diversificada, regada com muita criatividade e talento, fruto de um grande trabalho desenvolvido pelo Departamento Municipal de Cultura em parceria com entidades velosenses. A prefeita Ana Rosa Zanela esteve presente nos diversos eventos durante o mês da cultura, conferindo o ótimo resultado oriundo do grande apoio e valorização do poder público para com as atividades desenvolvidas nas oficinas, bem como para com as entidades que promovem a cultura no município. Segundo a prefeita, o trabalho desenvolvido é de extrema importância porque cria oportunidades para as crianças e jovens, ocupando-os com atividades salutares, tirando-os das ruas e oportunizando a revelação de talentos. Também ressaltou que a educação, cultura e esporte é um tripé fundamental de prioridades na sua gestão.