OUTUBRO ROSA
Cuidar da saúde é mais do que tratar dos problemas que enfrentamos eventualmente, é também evitar que os problemas cheguem até nós.
O cuidado em saúde é uma dimensão da integralidade em saúde, é dar atenção, tratar, respeitar, é evitar a doença através de medidas preventivas, como é o caso das ações voltadas aos meses de outubro rosa e novembro azul.
Este mês de outubro, a secretaria da saúde de Salto Veloso está reforçando o trabalho contínuo da prevenção do câncer de colo uterino e de mama.
Com relação a PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, destacamos que a detecção precoce continua sendo a chave para o tratamento bem sucedido, seguido da mamografia que é a melhor forma de descobrir o câncer. Não podemos desmerecer a importância do autoexame.
Atualmente, mais de 12 mil mulheres morrem por ano no Brasil em decorrência da doença, o que representa 2,5% das mortes femininas no país.
São mais de 52 mil novos casos a cada ano. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura.
Em Salto Veloso atendemos de 2008 até agora, 28 mulheres com o diagnóstico de câncer de mama. O tratamento é realizado em Joaçaba por uma equipe especializada e muito bem preparada para atender a paciente na sua integralidade física e psicológica.
Para facilitar o diagnóstico, a secretaria de saúde está transferindo os exames de mamografia , onde atualmente temos convênio em Curitibanos, para Caçador, com o objetivo de facilitar o deslocamento das mulheres.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
O câncer de colo de útero é uma neoplasia que apresenta elevada taxa de incidência e de mortalidade, passível de detecção precoce e de cura quando realizado diagnóstico em seu início. Vários são os fatores de risco que levam ao acometimento desse tipo de neoplasia, tendo o vírus HPV como principal causa. Por essa razão é que incentivamos a vacinação do HPV para todos os adolescentes, agora liberado também para os meninos.
É uma doença que leva 14 mulheres a óbito por dia no Brasil, por essa razão justificamos a importância da realização do exame preventivo (papanicolau) frequentemente. Com este procedimento, é possível diagnosticar precocemente a presença do vírus HPV , grande causador do câncer de colo de útero, ou mesmo outro agente causador do câncer.
Independente da introdução da vacina do HPV no calendário vacinal de criança e adolescente, ( 11 a 13 anos), realizar o exame de papanicolau continua tendo a mesma importância para diagnosticar as lesões percussoras do câncer de colo de útero.
Em Salto Veloso atendemos de 2008 até agora, 13 mulheres com o diagnóstico de câncer de colo de útero.
Sobre a Palestra que aconteceu dia 18/10 com o tema: Saúde da Mulher com visão para o futuro, promovida pelo Núcleo de Mulheres empresárias de Salto Veloso, em parceria com Secretaria da Saúde, com o palestrante Dr, Francisco Ogibowiski de Caçador, foi um sucesso. Foram momentos valiosos onde a Mulher Velosense teve a oportunidade de conhecer melhor a sim mesma, entendendo assim a importância do cuidado.
Destacamos a participação das escolas, através do incentivo da professora Katia Dotta, para a prevenção junto a comunidade escolar que contribuíram com o mural da saúde.