SUPERINTENDENTE REGIONAL DO DEINFRA ESTEVE EM SALTO VELOSO TRATANDO DA SINALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CAIXA DE BRITA NA SC-464/ CHEGADA AO PERÍMETRO URBANO.

Aconteceu ontem (17) no gabinete do executivo uma importante reunião que contou com a presença do Superintendente Regional do DEINFRA Luís Felipe Gemelli. A reunião foi solicitada pelo Prefeito Nereu Borga e organizada pelo Agente Coordenador do DEL Amarildo Pedro Biscaro. Além desses, participaram do encontro Secretários Municipais, representantes do Poder Legislativo, Seara Alimentos, Corporação do Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Industrial de Salto Veloso, Equipe Técnica da AMARP e do DEINFRA/Regional. O objetivo do encontro foi abordar acerca dos recorrentes acidentes com caminhões desgovernados na chegada do perímetro urbano de Salto Veloso, enfatizando que na última segunda-feira (14) um caminhão atingiu uma residência resultando na morte do motorista. Segundo o Prefeito Nereu; tal situação suscitou esforços no sentido de reiterar o pedido já oficializado junto ao DEINFRA por meio de ofício encaminhado ainda no mês de fevereiro de 2021, solicitando apoio técnico no estudo da instalação de caixas de brita, tanto na chegada da cidade, quanto na descida da Linha Santo Antônio. Após várias argumentações e posicionamentos dos participantes, ficou definido com o Superintendente do DEINFRA as seguintes providências: a) Rever a sinalização do trecho da rodovia, especificando-a às características do mesmo, quanto à prevenção ao risco da falta de freios em veículos pesados. Tal atribuição ficou para o Engenheiro do DEINFRA Regional de Joaçaba, que fará estudo técnico acerca dos mecanismos de sinalização mais eficientes para o local; b) Acompanhar e agilizar o Processo Licitatório Estadual de sinalização das rodovias, sem o qual, não há como o DEINFRA instalar a sinalização necessária. Para tanto, ficou definido que deve haver atuação política dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, como meio de pressionar que tal licitação seja concluída e que o serviço possa ser realizado, pois segundo Gemelli, há recursos para isso, mas é preciso resolver essa questão burocrática; c) O Superintendente Gemelli assumiu o compromisso de agilizar junto ao Diretor de Projetos do DEINFRA a obtenção de orientações técnicas e normas quanto a elaboração do projeto da caixa de brita. Segundo ele, sendo agilizado o projeto pelo município o estado tem recursos disponíveis para realização de obras na rodovia; d) Paralelamente ao estudo técnico do projeto da caixa de brita, o Arquiteto da AMARP Jean Marcelo Ziero assumiu o compromisso em realizar, em conjunto com a equipe técnica da Associação, o projeto da caixa de brita, após dispor das orientações do DEINFRA; e) Mesmo sendo atribuição do estado realizar as melhorias na sinalização e construção da caixa de brita, o Prefeito Nereu se dispôs a colaborar no que for possível, dentro da legalidade, para que essa importante obra possa ser realizada e ofereça maior segurança à população velosense, diante dos recorrentes acidentes que vêm ocorrendo historicamente no referido trecho da rodovia. Destarte, diante das definições e compromissos acordados na reunião, cada representatividade terá o compromisso de monitorar as deliberações e expectativas geridas no encontro para que possam surtir os efeitos desejados, evitando assim que outros acidentes ocorram, gerando prejuízos e, sobretudo, que mais pessoas possam se ferir ou perder a vida.