Semana nacional de mobilização dos Setores Educacionais, Assistência Social, APAE, CRAS, Grupos de Mulheres e Saúde, para combater o mosquito Aedes Aegypti.

A campanha objetiva alertar  a população em relação a importância de combater o vetor ( mosquito), antes do verão, devido períodos de chuvas que facilita a reprodução do mosquito.

Nosso foco, diz Berenice Dalpizol, Agente de Controle das endemias da secretaria Municipal da Saúde de Salto Veloso,  é instruir a comunidade sobre a importância da prevenção.

Graças a trabalhos como esse, é que constatamos uma  expressiva redução das  doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Brasil.  De acordo com o Boletim Epidemiológico, até o dia dois (2) de setembro deste ano, foram notificados 219.040 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 85,2% em relação ao mesmo período de 2016 (1.483.623).

A interação entre diversos setores da comunidade,  fortalece o combate ao mosquito no território , por essa razão , estamos mobilizando a comunidade para participar desse trabalho coletivo.

Ao contrário dos mosquitos comuns, o mosquito da dengue tem hábitos diurnos e costuma voar baixo, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas.

Aedes aegypti é um mosquito muito difícil de ser controlado, seus ovos são muito resistentes e podem sobreviver no meio ambiente durante meses à espera de água da chuva para completar seu ciclo de desenvolvimento. Após o contato com água, o ovo depositado dá origem a uma larva, e posteriormente a um mosquito, em menos de 10 dias, o que torna o Aedes aegypti uma espécie de reprodução muito rápida.

O Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela, da febre Chikungunya e da febre Zika.

 

 

Sintomas da dengue clássica

  • A dengue clássica se manifesta como um quadro de febre alta, acompanhado de cefaleias (dores de cabeça), dores nos olhos, fadiga e intensa dor muscular e óssea”. Outro sintoma comum é o rash, manchas avermelhadas predominantes no tórax e membros superiores, que desaparecem momentaneamente . O rash normalmente surge a partir do 3º dia de febre.
  • Alguns pacientes com dengue clássica podem apresentar pequenos sangramentos no nariz e na gengiva. A presença de sangramentos não indica obrigatoriamente o diagnóstico da forma hemorrágica. Outras manifestações como diarreia, vômitos, tosse e congestão nasal são comuns e podem levar à confusão com outras viroses.

 

  • Sintomas do dengue hemorrágico
  • O dengue hemorrágico é a manifestação mais grave da doença. Caracteriza-se por alterações na coagulação do sangue e por inflamação difusa dos vasos sanguíneos.

Um sintoma muito comum na dengue hemorrágica é a dor abdominal

 

 

Sinais de gravidade

  • Dor abdominal intensa e contínua.
  • Pele fria, úmida e pegajosa.
  • Hipotensão (choque).
  • Sangramentos que não cessam espontaneamente.
  • Letargia.
  • Dificuldade respiratória.

TRATAMENTO DA DENGUE

  • Não existe tratamento específico para dengue. O indicado é repouso e ingestão generosa de líquidos.

Cronograma de trabalho da Agente da Agente  de controle de endemias com diversos setores da comunidade

DATA

HORÁRIO

LOCAL

PÚBLICO

23/10/17

13:00

LINHA MENDES

Grupo mulheres

24/10/17

13:00

15:00

LINHA CONGONHAS

Bairro SALTO

Grupo Mulheres

 

Grupo Mulheres

25/10/17

10:30

15:30

APAE

Alunos e Professores

26/10/17

09:00

13:30

CRAS

Alunos das oficinas

27/10/17

08:00 às 11:00

13:00 às 17:00

ESCOLA MUNICIPAL AVELINO BISCARO

Todos os alunos da Escola

30/10/17

13:00

LINHA CONSULTA

Grupo Mulheres

31/10/17

13:00

LINHA BARRA VELOSO

Grupo Mulheres

 

 

Responsável: Berenice Dalpizzol   –        outubro /2017