MESTRES DOS SABERES E FAZERES CULTURAIS
O Departamento de Cultura de Salto Veloso e o Conselho Municipal de Política Cultural de Salto Veloso publicaram o edital dos Mestres dos Saberes e Fazeres Culturais de Salto Veloso – Edição 2022.
Este edital é baseado na Lei Municipal 1.718 de 2021 que institui o Título de Mestres dos Saberes e Fazeres Culturais de Salto Veloso, com o objetivo de promover a preservação da produção e transmissão do conhecimento e de técnicas culturais tradicionais e populares do Município e a proteção do conhecimento cultural e imaterial transmitido pela narrativa oral através das gerações. A Lei prevê a escolha de três novos mestres a cada dois anos, através de um processo de inscrição e avaliação de mérito.
Em 2021 foram diplomados sete Mestres que foram escolhidos durante o processo de Mapeamento Cultural realizado em 2020 e agora, através do Edital nº 024/2022 a comunidade velosense poderá indicar pessoas que residam em Salto Veloso há mais de 25 anos e atuem há mais de 30 anos em uma ou mais atividades nas seguintes áreas: Artes da cura e medicina popular; Cultura cabocla; Cultura imigrante; Manejo, plantio, coleta e preservação de recursos naturais; Culinária tradicional; Jogos e brincadeiras; Memória, contação de histórias e outras narrativas orais; Poesia e literatura popular; Músicas, cantos e danças; Rituais, festejos e celebrações; Artes e artesanato; Ofícios ou “modos de fazer” tradicionais; Outras categorias culturais que transmitam saberes e fazeres de geração a geração, garantindo a ancestralidade e identidade da sua comunidade.
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 1º de setembro e 31 de outubro, através de entrega dos seguintes documentos: Cópia simples do RG e CPF; Cópia simples do Comprovante de Residência Ficha de Inscrição respondida por escrito (à mão, com letra legível ou digitado); Memorial do Candidato e Carta de anuência em nome do (a) candidato (a) em caso de inscrição por terceiros. Os modelos destes documentos estão disponíveis no edital publicado no site da Prefeitura Municipal de Salto Veloso ou na Casa da Cultura Abel Abati.
Após o encerramento das inscrições, a Comissão de seleção e julgamento composta por membros do CMPC, irá avaliar e pontuar os inscritos de acordo com os critérios presentes no edital e irão classificar três novos Mestres. Estes terão os seguintes direitos: utilização no âmbito do Município de Salto Veloso da respectiva titulação; diplomação solene com entrega de troféu; inclusão de sua fotografia e biografia em exposição pública. Os Mestres também poderão: envolver-se em projetos voltados à multiplicação dos saberes e práticas que deram fundamento à concessão de seu título, compartilhar seus conhecimentos e técnicas a alunos e aprendizes e ceder o uso, com fins educativos, por meio de diferentes mídias, do conhecimento que detém ao Departamento Municipal de Cultura.